Turismo (Bacharelado)

Telefones:

(11) 3230.1169 ou ou 2738-4250

OBJETIVOS

O curso de Turismo da Faculdade Associada Brasil, tem por objetivos formar profissionais preparados para: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas, em conjunto com outros profissionais afins, como agências de viagens e turismo, transportadoras e terminais turísticos, organizadoras de eventos, serviços de animação, parques temáticos, hotelaria e demais empreendimentos do setor.

Duração do curso: 8 semestres

Mercado de Trabalho

A graduação em Turismo proporciona ao formando várias possibilidades profissionais, tais como: Agências de viagens e operadoras de turismo; Consultorias e assessorias turísticas; Cruzeiros Marítimos; Empresas aéreas; Empreendimentos próprios; Empresas organizadoras de eventos; Empresas de animação e recreação; Hotéis, resorts, motéis, pousadas, e camppings; Locadoras de veículos; Parques aquáticos e temáticos; Restaurantes, bares e similares; Setor público (Secretarias de Turismo); Transportadoras turísticas terrestres (rodoviárias e ferroviárias); Universidades, centros universitários e faculdades.

Perfil do Profissional

O Curso de Turismo da Faculdade Associada Brasil, proporciona sólida formação humanística, técnica e prática. O mercado de trabalho espera que o profissional da área seja capacitado para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao cenário competitivo globalizado, levando em conta aspectos relacionado à sustentabilidade e atendendo aos padrões técnicos internacionais.

MATRIZ CURRICULAR

SEMESTRE/DISCIPLINAS Carga Horária
1º Semestre
NÚCLEO INSTRUMENTAL – Administração e Empresas
400
Contabilidade Geral 80
Matemática 80
Teoria Geral da Administração (Empresas, Mercados e Negócios) 80
Metodologia da Pesquisa Científica 80
Filosofia e Ética Profissional I 40
Psicologia nas Organizações 40
2ª Semestre
NÚCLEO INSTRUMENTAL – Processo Gerencial e Ambiente de Negócios
400
Processos Gerenciais 80
Economia e Política Internacional 80
Fundamentos do Turismo 80
Fundamentos das Ciências Sociais 40
Filosofia e Ética Profissional II 40
Comunicação e Expressão 80
3º Semestre
NÚCLEO INSTRUMENTAL – Planejamento Empresarial
400
Gestão Financeira no Turismo 80
Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro 80
Turismo e Sustentabilidade 80
Planejamento e Organização do Turismo 80
Gestão de Pessoas em Turismo e Hotelaria 80
4º Semestre
NÚCLEO INSTRUMENTAL – Análise Mercadológica e Pesquisa
400
Pesquisa Aplicada ao Turismo 80
Marketing e Serviços Turísticos 80
Planejamento e Gestão de Eventos 80
Agências de Viagens e Turismo 80
Legislação Aplicada ao Turismo 40
Geografia Econômica 40
5º Semestre
NÚCLEO PROFISSIONAL – Gastronomia e Serviços
320
Planejamento de Cardápios e Serviços 80
Gestão de Alimentos e Bebidas 80
Introdução à Gastronomia Brasileira e Internacional 80
Turismo Gastronômico 40
Introdução à Enologia 40
6º Semestre
NÚCLEO PROFISSIONAL – Hotelaria
360
Plano de Negócios em Turismo e Hotelaria 40
Lazer e Entretenimento no Turismo 80
Gestão de Negócios em Hotelaria 80
Tecnologias no Turismo 80
Segmentação de Mercado 80
7º Semestre
NÚCLEO PROFISSIONAL – Turismo Internacional
320
Inglês Experimental em Turismo 80
Espanhol Experimental em Turismo I 80
Sistemas de Transportes Turísticos 80
Turismo Internacional 40
Estágio Supervisionado 40
8º Semestre
NÚCLEO PROFISSIONAL – Empreendedorismo
280
Inglês Experimental em Turismo II 80
Espanhol Experimental em Turismo II 80
Gestão Pública Aplicada ao Turismo 40
Gestão de Negócios em turismo 40
Estágio Supervisionado 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
(O Estágio Supervisionado será realizado nos 7º e 8º Semestres – 150 horas em cada semestre)
300
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100
LIBRAS (Opcional)
1º Semestre 400
2º Semestre 400
3º Semestre 400
4º Semestre 400
5º Semestre 320
6º Semestre 360
7º Semestre 320
8º Semestre 280
TOTAL 2.880
ATIVIDADE CARGA HORÁRIA
TEÓRICA 2880
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 300
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100
LIBRAS (Opcional) 40